Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Hoje você entenderá como e por que aquelas mensagens indesejadas chegam ao seu email (inclusive aprenderá como evitar isso); você também entenderá o motivo do crescente interesse das empresas pelo seu email.

Para que querem o seu email? A razão principal é porque o email é uma das formas de comunicação mais baratas e que oferece diversos recursos muito interessantes para se estabelecer uma relação.

O romantismo que antes as cartas imprimiam desbotou-se diante dos inúmeros possibilidades trazidas pelo email. É possível, num email, enviar links diretamente para uma página de vendas ou para um post de blog. No email você pode compartilhar arquivos de imagens, vídeos, áudio e muitos outros. É altamente interativo e funcional em qualquer tipo de relação.

Não resistiram ao email inclusive os casais que se alimentavam da romântica lembrança de que, ao tocarem no papel da carta, sabiam que o mesmo papel foi manuseado, escrito e, por vezes, perfumado pelo ser amado! Até mesmo o romantismo tornou-se presa da questão custo x benefício… Por fim, pode-se dizer que todos concordaram trocar o longínquo e sempre vagaroso carteiro por um simples login que nos mostra imediatamente a tão esperada resposta da pessoa amada.

Mas tome cuidado com o seu email!

A menos que tenha uma referência de quem está por trás da solicitação do seu email, jamais o insira em qualquer formulário. Dessa forma você evitará que cheguem mensagens indesejadas, tanto dos sites que enviam spam quanto das empresas que compram listas de emails.

A evolução da relação humana na internet fez com que quase tudo mudasse, afetando também o comportamento do comércio. Hoje, não é mais o comerciante quem dá as cartas, embora muitos ainda não tenham percebido isso. Quando escrevemos o artigo Marketing e o Novo Consumidor, falamos também sobre esse assunto.

O email é um recurso que tem resistido às constantes mudanças no ambiente da internet. Então, se você é comerciante e não quer perder seus clientes, cadastre o email de cada um deles. Pense naqueles comerciantes que só tinham como dados o Orkut de seus clientes! Assim, não basta ter uma fanpage do Facebook curtida pelo seu cliente. O Facebook também pode acabar!

Além disso, a leitura do email é um momento de conexão direta com cada pessoa. Se o assunto tratado for algo interessante, com certeza a devida atenção será dada.

Entendeu então por que querem tanto o seu email? Ele, no mínimo, ajuda a economizar gastos com campanhas mais caras.

Mas, e se não quisermos ser importunados? O que deve fazer quem não deseja receber as mensagens das lojas e sites não interessantes? Segue aqui uma dica: crie outro email somente para utilizá-lo nesses cadastros cujas informações posteriores não lhes são interessantes.

Concluindo, não é errado solicitar email de clientes e visitantes; nem é errado passar o próprio email. Devemos apenas ser criteriosos o suficiente para sabermos a quem confiar o email legítimo e a quem entregar um email genérico, criado apenas para validação de cadastros em sites e lojas cujas informações posteriores não são interessantes.

 

Receber atualizações do nosso Blog?

Deixe seu e-mail abaixo:

 

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.