Porque oferecemos o serviço de Revisão de Texto e o de Formatação de Textos (adequação às Normas da ABNT), muita gente nos pergunta qual a diferença entre página e lauda. Este texto, e também nossos comentários sob as perguntas dos nossos leitores, constituem a nossa resposta.

O termo “página”, naturalmente, é o mais conhecido. Se as folhas de um livro foram impressas no modo “frente e verso”, cada uma delas possui duas páginas – independentemente do tamanho do papel do livro e da quantidade de texto nas páginas.

Já a lauda é uma medida padronizadora que tem como base a quantidade de texto de um documento, seja por meio da contagem de palavras, linhas ou toques (incluindo espaços em branco e demais caracteres alfanuméricos).

Qual a diferença entre pagina e lauda

Por que diferir página de lauda?

Suponha que você seja um revisor de textos; sua remuneração será correspondente à quantidade de textos você revisa. Sem uma medida padrão, seria impossível mensurar o seu trabalho e, consequentemente, precificá-lo.

No Brasil, o tamanho de papel mais utilizado para a impressão da maioria dos documentos é o A4 (21 cm de largura e 29,7 cm de altura). Entretanto, ainda que um documento tenha sido impresso ou digitado no tamanho A4, diversos tipos de configuração podem alterar sobremaneira a quantidade de caracteres. Veja alguns deles na tabela abaixo:

Margem A margem é o espaço não imprimível. Quanto menor a margem, maior será a quantidade de textos.
Tipo da fonte As fontes (letras) têm tamanhos distintos. A Arial, por exemplo, é maior do que a Times New Roman.
Tamanho da fonte O tamanho das fontes pode variar de 1pt até o ponto em que uma letra ocupe toda a página.
Espaçamento entrelinhas Os espaços entre linhas também é muito variável: espaçamento simples, espaçamento 1,5, espaçamento duplo, múltiplo, exato etc.
Espaçamento entre parágrafos O espaçamento entre parágrafos também pode variar indefinidamente.

Conforme a tabela acima, agora é possível entender que um mesmo texto, a depender da formatação a ele aplicada, pode conter diferentes números de páginas. É por isso que a lauda é importante, quando se quer delimitar a quantidade de texto de um documento.

Afinal, qual a diferença entre página e lauda?

De acordo com o Dicionário Houaiss, um dos conceitos de lauda é: “folha escrita com contagem de toques padronizada por órgão de imprensa ou editora, us. na elaboração de matérias jornalísticas e de originais de publicação[1].

Há diferentes tipos de medida para o termo lauda. Há laudas de 1400 toques, de 1250, de 1000, entre outras. Não importa o número de caracteres estipulados para uma lauda, o objetivo de uma lauda é, sempre, quantificar o texto.

Embora com menos frequência, há laudas que são estipuladas com base na quantidade de palavras ou linhas.

No Mundo Escrito, assim como na maioria das empresas, medimos e precificamos os serviços de Revisão de Texto, Formatação de Textos e Digitação com base na lauda de 1250 caracteres com espaços.

Conclusão

Enquanto a página representa um dos elementos seccionais de um documento, a lauda mede a quantidade de textos (caracteres e/ou linhas desse documento).

Veja a quantidade de caracteres do seu texto

Se você quer saber a quantidade de caracteres de um documento do Word, assista ao vídeo abaixo:

Oferecemos, em nosso site, uma ferramenta gratuita que conta a quantidade de caracteres de textos em tempo real. Para utilizá-la, acesse este link e siga os passos (simples) descritos na página que se abrirá. Além da quantidade de caracteres você pode, também, saber o preço que pagaria se contratasse nossos serviços de Revisão de Textos ou de Formatação de Textos.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre qual a diferença entre página e lauda, por favor, não hesite em comentá-la abaixo. Teremos prazer em respondê-la!

[1] HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico. Versão monousuário 3.0. Editora Objetiva Ltda. Junho de 2009.

Comentários