Conversas abreviadas (internetês)

Quando a internet pegou no Brasil, lembro-me de ouvir muitos prenúncios a respeito da abreviação das palavras. Por exemplo, dizia-se que isso influenciaria negativamente a nossa comunicação escrita porque as pessoas se acostumariam tanto a escrever “vc” ao invés de você, “tb” para substituir também e “mt” no lugar de muito que até nas provas de vestibular e em outros textos formais isso iria terminar ocorrendo.

Conversas abreviadas (internetês)

Não sei exatamente quando esse tipo de abreviação começou a ser aplicado, mas lembro-me que passei a percebê-lo quando iniciei minhas primeiras conversas por “chats”. Porque esse tipo de comunicação acontecia em tempo real, a escrita abreviada colaborava com a economia de tempo e reduzia o trabalho de digitação. Eu mesmo costumo abreviar algumas palavras, quando estou conversando com amigos no Facebook, Skype e em outros meios de comunicação em tempo real.

Sei que à primeira vista alguém pode achar estranho ler tanta abreviação de palavras quando começa a se relacionar nas redes sociais. Mas eu garanto que essa sensação não dura muito tempo. Para ser sincero, ela de fato ajuda: dá um toque de informalidade, libera a criatividade e a originalidade da expressão, ganha-se tempo, economiza-se dedos etc.

No dia a dia utilizamos diversos modos de comunicação: falamos de maneira formal com um cliente; conversamos descontraidamente com os amigos; e informalmente com os colegas de trabalho. Por que, então, não poderíamos utilizar a linguagem “internetês” aonde ela bem coubesse?

Uma coisa não pode substituir a outra. Quando respondo ao email de um cliente, sempre utilizo a escrita formal e gentil. Não considero que seria correto se eu respondesse a um pedido de orçamento utilizando abreviações. Imagine! Nós trabalhamos com revisão de textos acadêmicos, livros e outras produções. Se um cliente lesse minha resposta em internetês, acredito que ele não se sentiria muito motivado a contratar os nossos serviços.

Mas, por outro lado, ao comentar uma foto postada no Facebook por um amigo mais íntimo, nada me impede que eu utilize abreviações de palavras.

A boa escrita terá sempre o seu encanto, não importa quantos modos de comunicação possam surgir. Certa vez uma amiga me confessou que se sente acariciada e seduzida enquanto lê textos bem escritos…

A escrita é mesmo uma das ferramentas mais maravilhosas. Não acredito que deveríamos nos preocupar com a possibilidade da sua extinção. Haverá sempre quem se encarregará de protegê-la.

Vamos nos banquetear com fartas bandejas de palavras sortidas! Libertemos as rédeas do alfabeto e deixemos que nossas ideias dancem ao ritmo do nosso dia a dia!

P.S: temos uma lista de emails cadastrados para a qual enviamos artigos com muitas dicas valiosas para quem escreve. Cadastre seu email se você também deseja receber os próximos posts de nosso Blog. A qualquer momento você poderá se descadastrar, se quiser, diretamente do seu email. Não enviamos spam e você só receberá conteúdo gratuito. Quer recebê-los? Cadastre-se já!

Formatação de texto (Depoimento da Secretaria de Educação)

A Secretaria de Educação do Município de Senador Canedo, Goiás, contratou um dos serviços do Mundo Escrito – formatação de texto – e gravou um depoimento falando do resultado obtido com a formatação. O serviço foi realizado por Axel Guedes, um dos membros de nossa equipe.

Esse é o nosso objetivo: mostrar e levar a excelência de nossos serviços tanto à nossa comunidade como a todo o Brasil.

Formatamos a Proposta Político-Pedagógica Curricular da Rede Municipal de Ensino de Senador Canedo, com mais de 600 páginas contendo figuras, gráficos e tabelas. Veja o que o então Secretário Alerandre Gonçalves de Oliveira e sua equipe têm a dizer sobre nosso trabalho:

No dia 1º de março deste ano, o senhor Secretário Alerandre cumpriu o prazo de sua gestão. Muito temos a agradecer-lhe os seus serviços à nossa comunidade! Em seu lugar foi empossada a professora da UFG Edvânia Braz T. Rodrigues.

Tivemos a honra e o privilégio de conhecê-la ontem e sentimo-nos prazerosos ao perceber sua clareza em relação ao que almeja para a nossa cidade. Conforme está no site da Prefeitura, “‘Sua meta principal de trabalho é a implantação da proposta de regimento das escolas, que está sendo avaliado pelo Conselho Municipal de Educação; receber novos professores; conhecer a realidade sistêmica de cada unidade escolar; e, cuidar da formação dos professores, ‘para se ter alunos bem formados’. Edvânia explica que ‘é preciso atingir a meta de melhoria do IDEB, mas o foco principal para se chegar ao IDEB são os alunos!’”

Foi uma honra prestarmos o serviço de formatação textual à Secretaria Municipal de Educação de nossa cidade. E estamos prontos para atender a toda a comunidade brasileira de educação, em qualquer estágio: dos primeiros passos da vida escolar até a carreira acadêmica e profissional.

Leitores digitais: uma ressalva

Se digitarmos a palavra “leitor” em um site de busca, veremos que, atualmente, cada vez mais as ocorrências apontam para os chamados “leitores digitais” (ou e-readers) e cada vez menos para o amante da leitura. Esses tão desejáveis aparelhos não deveriam continuar com esse antropônimo, porque, por mais funcionais e atrativos que sejam, de fato, não possuem a função de ler tal qual a maioria conhece.

Inclusive, de certa forma, nomeá-lo assim automaticamente se coloca em segundo plano o verdadeiro sujeito da leitura, pois, por ser um produto comercial, inclusive se paga para ser exibido nas pesquisas em geral. Não somos contra a tecnologia (ao contrário!), mas, porque procuramos destacar sempre o valor do ser humano sobre qualquer tecnologia (esta a seu serviço), trouxe esta reflexão.

leitor digital Continue reading

Qual versão do editor de texto Word da Microsoft você usa?

Olá!

Estamos querendo compartilhar algumas dicas úteis para quem escreve utilizando o editor de texto Word, da Microsoft. Entretanto, antes disso gostaríamos de saber qual é a versão mais usada por nossos amigos e clientes, para que possamos ajudar à maior parte deles.

Então, por favor, ajude-nos respondendo à seguinte enquete:

A evolução da relação humana na internet

A internet, embora seja uma plataforma virtual, influencia diretamente o mundo físico e a própria humanidade. Já poderíamos até dizer que a consideramos uma extensão do nosso mundo. Por meio dela inclusive é mais fácil exercer alguns aspectos da cidadania democrática: ela nos dá liberdade de escolha, permite-nos ir e vir e até expressar pensamentos livremente, talvez de uma maneira mais audível do que no mundo físico.

a evolução da relação humana na internet Continue reading

Uma vida feliz é o resultado das atitudes de uma pessoa sábia

O que você tem feito com seus estudos? Quais resultados positivos eles já trouxeram para sua vida? Você costuma ler, assistir palestras e workshops? Cursou alguma universidade e se especializou? Já fez uma pós ou um pós-doctor? Pra quê?

vida feliz

A maioria (mesmo os “iletrados”) afirma que estudar é fundamental para quem pretende obter sucesso na vida. Há também os que digam que não é exatamente o estudo que vale, mas sim aquilo que você faz a partir dele. Continue reading

Marketing e o Novo Consumidor

O marketing e o novo consumidor não são mais aquilo que foram 10 anos atrás. Hoje o consumidor é quem toca a música; para fazer bons negócios, você deverá ouvi-lo. Leia o artigo para entender melhor.

O que você faria se tivesse uma emissora de TV com alcance mundial? Será que conseguiria tirar algum proveito disso? Acha que faria sucesso? Se sua resposta foi sim, saiba que não é mais isso que está lhe faltando. Comece agora a criar o seu sucesso!

Você nem precisa promover anúncios para conseguir pagar os custos. É tudo de graça! E não é só isso: você pode ter quantas programações quiser – ao vivo ou gravadas.

Estou falando dos canais de vídeos da internet, tais como o Youtube, Vimeo, DailyMotion, MySpace e muitos outros. No Youtube, por exemplo (o mais conhecido atualmente), uma pessoa pode criar quantos canais quiser, para postar vídeos artísticos, educacionais, comerciais etc.

Se você é empresário, mas nas horas vagas gosta de praticar esportes, pode criar pelo menos dois canais: um para postar os vídeos da sua empresa e outro para postar seus vídeos esportivos. Você pode fazer vídeo-marketing para sua empresa em um canal e vídeos de suas atividades esportivas em outro.

O Marketing se Transforma por Causa do Novo Consumidor

Novo Consumidor

Continue reading