Obrigado ou Obrigada, qual o certo?

Muita gente tem dúvida sobre a utilização dos gêneros masculino/feminino, no momento de um agradecimento. Tentaremos elucidar essa questão de maneira bem didática. Antes, vejamos os tipos de raciocínio a respeito dessa questão:

Obrigado ou Obrigada?

“Quando agradeço a um homem devo dizer ‘obrigado’; quando agradeço a uma mulher, devo dizer ‘obrigada’”.

(  ) certo (X) errado

“Ao agradecer, uma mulher deve dizer sempre “obrigada”; e o homem, quando agradece, diz sempre “obrigado”.

(X) certo (  ) errado

Explicação:

Dizer “obrigado” ou “obrigada” significa mais ou menos isso:

“Porque você me fez um favor, sinto-me na obrigação de retribuí-lo, quando precisar de mim”.

Então, concluindo:

Uma mulher diz sempre OBRIGADA

Um homem diz sempre OBRIGADO

Curiosidade: algumas pessoas não gostam de expressar agradecimento colocando-se “na obrigação” de retribuir, já que se trata de gentilezas. Então, ao invés de “obrigado” ou “obrigada”, dizem “grato” ou “grata”, isto é, expressam o sentimento de gratidão, ao invés de declararem-se obrigados a retribuírem alguma coisa.

P.S: temos uma lista de emails cadastrados para a qual enviamos artigos com muitas dicas valiosas para quem escreve. Cadastre seu email se você também deseja receber os próximos posts de nosso Blog. A qualquer momento você poderá se descadastrar, se quiser, diretamente do seu email. Não enviamos spam e você só receberá conteúdo gratuito. Quer recebê-los? Cadastre-se já!

14 Comentários

  1. a muito tempo tinha essa duvida… eu sempre achei que deveria dizer obrigada,mas vi professoras com curso superior dizendo obrigado que fiquei em duvida… por isso tomei essa decisao de procurar uma resposta. grata pela boa informaçao.

    Responder
  2. Muitíssimo Obrigada!!

    Responder
  3. Obrigada pela explicação. – e quando a mulher tem agradecer ao grupo de só homens, ou só mulheres, ou homens e mulheres, e quando o homem tem agradecer a mesma situação, numa reunião por exemplo.!!!!!!!!

    Responder
    • Olá, Celia!

      Agradecemos a sua participação. Porque você é mulher, sempre diga “obrigada”, não importa se estiver falando com um homem, com uma mulher ou com ambos. Da mesma forma, se estiver falando com um grupo de homens ou de mulheres. Numa reunião, por exemplo, onde tem homens e mulheres, você pode agradecer dizendo, por exemplo, “Obrigada a vocês todos!”. Se fosse um grupo só de mulheres, você poderia dizer “Obrigada a vocês todas!”.

      Esperamos ter tirado as suas dúvidas. Mas, se ainda sobrou alguma, escreva-nos!

      Um abraço e continue participando. Sua participação traz grande alegria para todos nós! :)

      Responder
  4. Muito agradecida,solucionei meu problema,,estava em duvidas e não estou mais…

    Responder
    • Que bom, Stella! Isso nos dá muito prazer! :)

      Responder
  5. Excelente explicação, parabéns pelo post. Porém tenho uma dúvida: essa aplicação de “obrigado” e “obrigada” sempre existiu? Ou foi algo implementado de alguma década passada? Obrigado desde ja!

    Responder
    • Caro Rafael,

      Grato pelo seu comentário e participação.

      Para responder à sua pergunta com precisão, seria necessário fazermos uma pesquisa. Entretanto, no momento não nos será possível fazê-lo. Mas sugiro que pesquise, no google mesmo, um desses dois termos: “agradecimento +etimologia” ou “obrigado +etimologia”.

      Posteriormente iremos atualizar esse post inserindo mais essa informação, que realmente é interessante. Para ficar a par de nossas postagens, basta assinar a nossa newsletter. Dessa forma, sempre que fizermos alguma atualização por aqui você será informado por email. Mas, além de assinar a newsletter, é necessário também confirmar a assinatura, clicando num link que será enviado ao seu email.

      Um abraço!

      Axel e Equipe

      Responder
  6. Eu também tinha esta duvida, inclusive uma secretaria chegou a teimar comigo uma vez que nao existia obrigada em ipotese nenhuma.
    Fico grata…

    Responder
  7. Muito boa a colocação de vocês, explicaram muito bem, e gravei o certo agora porém tinha dúvidas.

    Responder
  8. Muito obrigada pelas respostas estava com muitas dúvidas com relação a isto!

    Responder
  9. Olha, parabéns a vocês pelo site!
    E “OBRIGADO”! Rsrsrsrsrs

    Responder
  10. Isso é uma confusão hoje em dia. Antigamente era encarada como adjetivo hoje até mesmo em dicionários modernos estão encarando a palavra como interjeição. Alguns dizem ser uma mutação gramatical. Vai saber , lendo a explicação abaixo ainda fico mais confuso. Prefiro ver uma mulher dizer Obrigada, é muito mais bonito.
    Mas fica a dúvida
    Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais ? kkkk

    Encarada como um adjetivo, sendo esta a perspectiva mais tradicional e considerada pela maioria a mais correta, a palavra obrigado é variável em número e em gênero, concordando com a pessoa que está praticando a ação, ou seja, concordando com a pessoa que está agradecendo. A pessoa que agradece diz que está obrigada a retribuir o favor em outra situação. Assim, um homem está obrigado, uma mulher está obrigada, vários homens estão obrigados e várias mulheres estão obrigadas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outras sinônimas, como grato e agradecido.

    Exemplos:

    Um homem agradecendo: Obrigado por tudo que você fez por mim!
    Uma mulher agradecendo: Obrigada por tudo que você fez por mim!
    Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigados por tudo que você fez por nós!
    Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigadas por tudo que você fez por nós!

    A flexão em gênero e número da palavra obrigado é facilmente verificável nos outros sentidos da palavra obrigado.

    Exemplos:

    Ele foi obrigado a ceder o lugar.
    Ela foi obrigada a ceder o lugar.
    Eles foram obrigados a ceder o lugar.
    Elas foram obrigadas a ceder o lugar.

    Encarada como uma interjeição, sendo uma perspectiva mais recente mas já confirmada por vários dicionários, é uma palavra invariável, não havendo flexão em gênero e número. Assim, deve ser usada a palavra obrigado, quer seja homem ou mulher, uma pessoa ou várias pessoas. Neste sentido podemos substituir a palavra obrigado por outra sinônima, como: valeu! Principalmente quando usada isoladamente, não há nada que indique que é um adjetivo e não uma interjeição de agradecimento invariável, como as interjeições: Apoiado! Ótimo! Boa!

    Exemplos:

    Um homem agradecendo: Obrigado!
    Uma mulher agradecendo: Obrigado!
    Um homem agradecendo em nome de vários: Obrigado!
    Uma mulher agradecendo em nome de várias: Obrigado!

    Responder
  11. Obrigado, muito obrigado, fórmula estereotipada de agradecimento (reduzida a frase nominal pela omissão do verbo auxiliar “fico.
    Portanto, adjetivo com flexão de gênero e número.
    Um homem agradecendo: (fico) muito obrigado.
    Uma mulher agradecendo: (fico) muito obrigada.
    Um homem agradecendo em nome de vários homens: (ficamos) muito obrigados.
    Uma mulher agradecendo em nome de várias mulheres;: (ficamos) muito obrigadas.

    Entretanto, a expressão pode ser substantivada, quando dizemos: ‘Deixamos aqui o nosso muito obrigado por tudo”.
    Nesse caso, a expressão não sofrerá flexão de gênero ou número, pois está substituindo o substantivo masculino agradecimento.

    Responder

Enviar Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>